8 de junho de 2011

O aroma do pesto de manjericão

Por Patrícia Alves

Alguns aromas são inesquecíveis. Fazem recordar alguns momentos, pessoas, lugares. Sempre que sinto o cheiro do manjericão fresco me lembro de um jantar de uma típica "nonna" italiana em uma varanda de tijolos aparentes e cheia de flores coloridas em Roma. Nunca havia sequer ouvido falar o tal molhinho verde que vi naquela massa caseira. Era o molho pesto que lá é super comum, inclusive, nas gôndolas dos supermercados, mas que aqui no Brasil não é tão popular. A mistura do queijo pecorino e dos pinolis não é fácil de encontrar nas terras tropicais, então vale a pena adaptar e fazer uma versão canarinha com nozes (ou castanha), parmesão e muito azeite. A experiência gastronômica ficará gravada na memória olfativa de quem experimentar o seu quitute.



Ingredientes:
1 maço de manjericão

100 g de queijo parmesão (de preferência ralado na hora);

100 g de castanha ou nozes

250 ml de azeite de olive extravirgem

5 dentes de alho

Pimenta do reino a gosto

Preparo:
Lave e separe as folhas do manjericão em um liquidificador ou processador de alimentos junto com o azeite, o alho e a pimenta. Bata aos poucos e depois adicione o queijo ralado e as castanhas. Bata novamente até que ele fique uniforme. Acrescente mais azeite se achar necessário.

Dicas:
O molho é servido cru, basta esquentá-lo junto com a massa desejada. Outra dica é guardá-lo em formas de gelo no freezer. Deste jeito você pode desenformar o molho em pequenas quantidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário