4 de julho de 2011

Folhados práticos

Por Vanessa Montenegro


Nada melhor do que uma guloseima delícia é quando ela também é prática. E se além de tudo for saudável, perfeito- mas esse não é o caso! A dica de hoje é uma delícia, prática e engordante! Mas vamos em frente e esqueçamos esse pequenino detalhe. A minha descoberta foi a massa folhada da Massa Leve, ótima, prontinha para apenas receber o recheio. Ela é super versátil, dar para criar tortinhas doces ou salgadas e nos mais diversos tamanhos. Usei uma embalagem que vem cerca de 12 fatias de massa. Para essa receita usei quatro fatias, duas para dois folhados de banana caramelada e outras duas para o salgado de creme de ricota com palmito. Vou detalhar mais a tortinha doce, que exigiu um pouquinho mais da minha atenção...

Açúcar e canela: quanto mais melhor!

Ingredientes

04 fatias de massa pronta folhada
01 gema de ovo
03 bananas
05 colheres de sopa açúcar
02 colheres de chá de canela
1/2 xícara de água

Preparo
Comece preparando o recheio de banana caramelada. Pique as bananas, adicione o açúcar e deixe derreter um pouco, depois acrescente a canela e a água e deixe reduzir até formar um doce de banana de consistência densa. Deixe esfriar por completo. Não pode usar quente!
Pré-aqueça o forno por 10  minutos a 180º.


Em uma tábua de vidro polvilhe farinha de trigo. Pegue a massa folhada e estique um pouco, com a mão mesmo, em cima dessa farinha para que não grude. Em seguida, adicione cerca de uma colher e meia de sopa do recheio. Para fechar a massa, molhe um pouco as extremidades com água usando as pontas dos dedos, depois pincele com gema de ovo. Leve ao forno por cerca de 50 minutos. Mas quando observar que está quase pronto, polvilhe açúcar com canela por cima e retorne ao forno.


Para balancear o doce, resolvi fazer também duas massas com recheio salgado. Improvisei com o que tinha na geladeira. Recheei cada uma com uma colher cheia de ricota em creme e meio palmito picado. Quando estava quase pronta, ralei queijo parmesão por cima e retornei ao forno. Delícia e super crocante. Enjoy!

O parmesão torradinho dá um toque especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário