14 de julho de 2011

Molho funghi com carne picadinha

Por Vanessa Montenegro


Usar a criatividade com sobras de comida é um fenômeno que vez por outra me acontece. Só não consigo lidar muito bem com o tamanho do meu freezer, porque armazenar tudo o que sobra em potinhos dentro daquele espacinho não é uma tarefa fácil,  mas aí já é assunto para outro dia...Lembram da carninha ao shoyu que preparei esta semana? Pois bem, ainda fiz outras duas receitas bem diferentes uma da outra com o que restou: uma omelete e um molho para massa! Hoje vamos ao molho...



Ingredientes (para uma pessoa)

Molho

1/2 cebola picada
01 colher de chá de alho picado
01 punhado raso de cogumelos secos hidratados e picados
01 xícara de leite
01 colher de sopa rasa de maizena
02 colheres de sopa de shoyu
01 xícara do caldo dos cogumelos (ou leite)
Quanto baste de carne picadinha
Pimenta do reino

Massa

Usei farfale. DICA: Quando faço esse tipo de massa para apenas uma pessoa, meço da seguinte forma: enxo um prato fundo com a massa ainda crua e pronto! Sei que vou comer aquela quantidade, tendo em vista que ainda vai crescer um pouquinho.
01 litro de água fervente
01 fio de azeite
01 pitada de sal


Preparo

Comece fervendo a água da massa. Acrescente um fio de azeite e sal. Quando estiver borbulhando, jogue o farfale. Tire do fogo e escorra quando estiver ao dente. Lave com água corrente e reserve.
Para o molho, hidrate um pouco de funghi secchi em água morna. Deixe descansar por alguns minutos. Refolgue a cebola, o alho, a carne já pronta picadinha e por último o funghi secchi já hidratado e bem picado. Acrescente o leite já misturado com a maizena (pode ser substituído por creme de leite) e duas colheres de molho shoyu. Coloque uma de cada vez e vá provando para ver se está bom de sal. Como essa mistura ficará grossinha e se trata de um molho para massa, adicione aos poucos a água em que você hidratou os cogumelos, ou caso prefira, vá adicionando leite até chegar no ponto desejado- um pouco mais ralinho! Tempere com pimenta do reino a gosto. Por fim, é só regar a massa com o molho e temperar com azeite, pimenta e parmesão ralado. Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário